Diversão em conta: filmes antigos e atuais sobre o Rio estão liberados na internet
- Leandro Neves
- 6 de abr. de 2017
- 4 min de leitura

Filme "Rio, Zona Norte": Grande Otelo interpreta um talentoso compositor de sambas que acaba sendo enganado por seu empresário. Sua vida se passa em um bairro da região que dá nome ao longa.
Fonte: Reprodução/1956/Funarte
A maioria dos fluminenses tem andado com pouco dinheiro no bolso. A crise no país e a calamidade no estado vem contribuindo para diminuir ou mesmo eliminar os custos com entretenimento e lazer. Teatro, cinema ou mesmo viagens para a região dos Lagos, da Costa Verde ou Serrana aos finais de semana e feriados viraram página virada.
Para quem tem contado as moedas para pagar as contas ou nem o salário está recebendo em dia, a diversão fica restrita a opções de custo bem baixo ou mesmo zero. E, graças à natureza, o Rio é uma das cidades mais privilegiadas pra quem está com a carteira magra.
Praias, florestas, lagoas e parques são excelentes dicas para curtir durante a semana e principalmente aos sábados e domingos. Na Zona Sul, Norte e Oeste sempre têm alguma atração natural nas redondezas para se entreter. As opções extrapolam a cidade maravilhosa.
A vocação turística se espalha por praticamente todo o estado. A Costa Verde, Região Serrana, Costa do Sol, Vale do Café, Região das Agulhas Negras, Niterói, entre tantas outras regiões, oferecem belezas naturais para o livre desfrute. As principais atrações serão apresentadas na próxima semana, na segunda matéria da nova série que estreia hoje: "Diversão em conta".
DISTÂNCIA É DINHEIRO
Mesmo com opções em todas as regiões, em vários locais a distância é grande para ser feita a pé. Portanto, o custo de transporte acaba por onerar o lazer. Este valor pode ficar ainda pior quando o passeio é feito por uma família com adolescentes e crianças que não trabalham. Se o deslocamento for feito por transporte público, um casal com um filho não paga menos de R$11.
Na mesma situação se pode incluir os moradores de localidades da Baixada e de outras regiões do estão onde não é tão fácil ter amenidades naturais por perto. Nem todo habitante de Teresópolis está próximo do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Nenhum morador de São João de Meriti e Belford Roxo consegue ir caminhando até a floresta ou praia mais próxima, a não ser que queira pagar alguma promessa.
Esse painel retrata que, por mais que haja opções gratuitas de entretenimento, o custo de transporte acaba criando entraves para muitas famílias. A solução de tantas é economizar ao máximo e procurar se distrair com passatempos sem sair de casa, pelo menos em alguns finais de semana.
Por isso, o Rio Adentro pesquisou alguns filmes históricos relacionados ao território fluminense para você passar o final de semana assistindo . As obras selecionadas abordam o estilo de vida ou as mudanças urbanísticas, econômicas e sociais da capital do estado. Todos eles estão disponíveis gratuitamente. Clique no título para começar a assistir!
Sinopse (Adoro Cinema)
No Rio de Janeiro, em um dia intenso de verão, cinco garotos pretos e pobres saem da favela onde vivem para vender amendoim pela cidade. Percorrendo os quatros cantos do Rio, eles vivem e presenciam casualidades e incidentes cariocas, verdadeiras desventuras urbanas que destrincham a realidade urbana carioca daquele período.
Sinopse (Adoro Cinema)
Espírito da Luz (Grande Otelo), um talentoso compositor de sambas, tenta vender suas músicas e fazer sucesso no Brasil, mas acaba enganado por oportunistas e se vê preso nos esquemas da indústria fonográfica. Inconsciente após um acidente de trem, ele relembra passagens de sua vida e carreira, baseada num bairro da zona norte carioca.
A cantora Ângela Maria participa do longa. Veja um trecho onde ela solta a voz com Grande Otelo:
Sinopse (Adoro Cinema)
No Carnaval, Orfeu (Breno Mello), condutor de bonde e sambista do morro, se apaixona por Eurídice (Marpessa Dawn), uma jovem do interior que vem para o Rio de Janeiro fugindo de um estranho fantasiado de Morte (Ademar da Silva). O belo amor de Orfeu por Eurídice, no entanto, desperta a ira da ex-noiva do galã, Mira (Lourdes de Oliveira) e a Morte acompanha tudo de perto.
Sinopse (Adoro Cinema)
Vinda do Nordeste, Luzia chega ao Rio de Janeiro à procura de seu noivo, Jasão. Nessa busca, ela conhece Calunga, um malandro carioca que lhe mostra a cidade e a apresenta para Inácio, um outro nordestino que deseja loucamente voltar para sua terra. Finalmente, Luzia descobre que o noivo Jasão mora em uma favela e que se transformou num temido assaltante. Mas, antes que ela consiga salvá-lo do crime, ambos acabam sendo vítimas dos conflitos e da violência gerados pela grande cidade.
Sinopse (Adoro Cinema)
Anos 40, Rio de Janeiro. Max (Edson Celulari) é um malandro elegante, que é também uma popular figura do boêmio bairro da Lapa. Ele explora uma cantora de cabaré e vive de pequenos trambiques. Até que surge Ludmila (Cláudia Ohana), a filha do dono do cabaré, que pretende tirar proveito da 2ª Guerra Mundial fazendo contrabando.
Sinopse (Adoro Cinema)
O cineasta Eduardo Coutinho entrevista diversos estudantes do ensino médio público no Rio de Janeiro, perguntando sobre a suas vidas atuais e expectativas para o futuro.
Sinopse (Adoro Cinema)
O documentário aborda o surgimento da cidade do rio de Janeiro e suas transformações ao longo dos anos que o tornou o que é hoje. O filme é feito a partir de imagens de arquivo, simulações em 3D, filmagens atuais e depoimentos.
Comments