Buscar
Muito além do especial, Rio possui outras cinco divisões de escolas de samba
- Leandro Neves
- 4 de mar. de 2017
- 4 min de leitura

Carro abre-alas da escola Lins Imperial, da Zona Norte, no carnaval 2017
Foto: Portal SRzd, Adriana Vieira
Grupos vão do A ao E. A partir do B, agremiações desfilam em uma via do subúrbio da cidade, onde a informalidade toma conta
Os desfiles do carnaval no Rio de Janeiro este ano ficaram marcados pelos acidentes na Sapucaí, pelo amadorismo da Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesa) e pelo título da Portela após 33 anos de jejum.
Mas, todos esses acontecimentos se restringem ao supra sumo do carnaval da cidade maravilhosa, o grupo especial. O que pouca gente sabe é que, como no futebol, abaixo dele há várias divisões.
Além da elite, ainda há cinco grupos de agremiações que tentam um espaço de glória na Sapucaí. Juntando todas as divisões, são 87 escolas de samba no Rio. Algumas, claro, parecem mais blocos devido às estruturas de pequeno porte.
O grupo A é o único que tem o prestígio de desfilar na principal avenida do samba. Nos últimos anos, esta divisão teve seus status elevado com o início da transmissão da TV Globo para todo o estado do Rio.
As escolas desse patamar, muitas das quais estavam há muito tempo no acesso esquecidas, ganharam novamente a fama e até torcida. Além disso, passaram a receber dinheiro pela transmissão de seu desfile.
Dificilmente uma escola deste grupo, quando sobe para o especial, consegue se manter por lá. A competição na elite é muito acirrada e tanto a Liesa quanto os jurados do primeiro escalão guardam um certo preconceito com as que ascendem.
As últimas felizardas que subiram e se mantiveram foram São Clemente, União da Ilha e Vila Isabel. Este ano, por uma decisão equivocada da Liesa, nenhuma escola foi rebaixada e a Paraíso do Tuiuti conseguiu também se manter.
Escolas de tradição estão há anos no acesso

Carro abre-alas da Império Serrano no desfile deste ano
Foto: Luiz Eduardo/Divulgação
Grandes agremiações do carnaval do Rio estão há muito tempo desfilando no A, como Estácio de Sá, Império Serrano – que subiu para a elite no ano que vem, Viradouro e Porto da Pedra. Elas, juntamente com outras escolas que costumam fazer desfiles competentes, ajudam a abrilhantam o acesso.
Do B ao E, o desfile é no meio da rua

Comments